blog do Zé

 
 

28 de February, 2008

Miriam Leitão menciona descuido da Petrobrás com dados valiosos

Filed under: Blah, hmmm, etc — jfonseca @ 10:08 am

No blog da Miriam Leitão de hoje ela comenta o que poucos jornalistas falaram até o momento : por que a Petrobrás não tem mais cuidado com os dados sigilosos da empresa? Essa história foi tão “Tabajara” que, quem passou por aqui, já sabia que não tinha nada de espionagem internacional coisa nenhuma.

É simples saber. Se o Presidente Lula foi a público dizer que era “seríssimo”, então é porque é irrelevante. Nada pessoal contra o Lula, mas é que os políticos brasileiros realmente tem nos tratado assim. Coisa séria de verdade eles não falam conosco. Ôps, política! Assunto banido do blog!

Vocês realmente acham que os arapongas lá de fora precisam arrombar conteiners pra saber tudo sobre a Petrobras? Durante o governo FHC dizia-se que tudo o que era dito dentro do Palácio do Planalto chegava ao Pentágono antes de atravessar a parede e chegar ao Presidente do Brasil. Não me lembro quem falou isso na imprensa para citar aqui, mas foi dito, e se não me engano era alguém influente.

Dia 17 de Fevereiro eu levantei essa questão no post : A Petrobras não criptografou os arquivos sigilosos no notebook e HD’s desaparecidos?

Ano passado eu havia postado que rico não pagava CPMF. E, na véspera da votação, um artigo de Merval Pereira, da Globo, falou exatamente isso: rico não pagava CPMF.

Agora a Miriam Leitão afirma exatamente o que eu disse aquí há 11 dias. Será que eles lêem meu blog? Ficaria honrado em saber!

• • •
 

22 de February, 2008

Sun tenta empurrar Solaris na marra para usuários do Java 6 de 64 bits

Filed under: Blah, hmmm, etc — jfonseca @ 5:22 am

A Sun, criadora da linguagem Java, vem usando uma tática que lembra os piores tempos da Microsoft quando se trata de promover seu kernel Open Solaris.

Eles não distribuem uma versão 64 bits do Java para Linux mas, se você selecionar Solaris como sua plataforma, há uma versão prontinha para download. Se você perguntar, é claro que dirão que é porque eles tem o Solaris na plataforma SPARC e que ainda não tiveram tempo de fazer uma versão pra x86. Mas isso não faz sentido nenhum.

O Linux e o Solaris obedecem aos mesmos padrões POSIX e possuem interfaces semelhantes dos utilitários mais comúns dos Unix em geral. Fornecer uma distribuição de 64 bits do Java para Linux seria questão de adaptar alguns detalhes, literalmente alguns minutos ou horas de trabalho de um especialista da Sun. No entanto, eles obrigam a comunidade Linux a utilizar o Java 1.4.2 de mais de 4 anos atrás enquanto que o usuário Solaris tem o privilégio de usar o 1.6

Na minha opinião isso é uma tentativa fútil e imatura de obrigar a comunidade GNU a adotar o OpenSolaris ao invés do Linux.

Mas, por que fariam isso? Se a Sun tem realmente a intenção de manter o OpenSolaris aberto, por que então tentam condicionar o uso do Java em 64 bits ao Solaris? O Java também não é aberto? Realmente não faz sentido.

Aliás, faz sentido, sim, se a intenção deles é a de prender todo mundo ao Solaris e depois cobrar por isso de alguma forma.

Veja bem, eu acho que a Sun deve cobrar pelos excelentes produtos que oferecem, mas tem que ser coerente na sua política. Ou é, ou não é, aberto. Se querem vender o Solaris, então vendam, é mais que um direito deles. Mas ficar fazendo picuinhas para nos obrigar a usar Solaris é bobagem, vejam aí a situação triste da Microsoft por ter jogado baixo durante tantos anos. A Microsoft tentou condicionar o uso do Windows à adoção do Internet Explorer. Dançou.

Se a Sun entrar nas estratégias da Microsoft ela não durará mais uma década sequer. Condicionar o uso do Java 64 bits à adoção do Open Solaris pode indicar o início do fim da linguagem Java(e da própria Sun).

Problemas com Java em 64 Bits no Linux? Ora pois, use Perl
Pra falar a verdade, o Java é uma linguagem burocrática e, sem ofensas, chata demais de trabalhar. Um simples programa exige o conhecimento de uma API cheia de nuances, cheia de “burocracia”, interfaces que tem que ser obrigatoriamente implementadas por completo ou dá pane no compilador, objetos pesados até para tratar de strings e por aí vai.

Quem trabalha com Java sabe que realmente não é uma linguagem muito produtiva. Os melhores programadores Java que conheco afirmam a mesma coisa : é demorado desenvolver em Java. Uma coisa eu concordo : ela promove um design elegante de programas, e esses costumam ter boa escalabilidade devido a sua estrutura (obrigatoriamente) bem organizada, mas, sinceramente, a minha filosofia é de não entrar na casa alheia porque não fui convidado e não porque há uma cerca elétrica me impedindo.

Se você achou essa última frase familiar, é porque eu a plagiei de Larry Wall, criador da linguagem Perl. E essa sempre foi minha filosofia com software. Veja bem, o Java vigia tudo o que você faz. É uma KGB vigiando tudo o que voce programa, controlando, medindo e intervindo o tempo todo.

A linguagem Perl, no entanto, te permite destruir seu programa com facilidade. Não há cercas, nem muitas regras. O if() pode vir antes ou depois da acão, como na linguagem humana. Pegue o carro se quiser ou, se quiser pegue o carro, significam a mesma coisa, e assim funciona no Perl também.

O Perl tem um coletor de lixo(GC) e não conheco qualquer vazamento de memória encontrado no Perl de muitos anos pra cá, portanto se argumentarem sobre o GC inteligente do Java, eu respondo que o do Perl é igual (ou melhor, dependendo de onde voce olhe).

Perl não é burocrática, com algumas linhas apenas você implementa um filtro que abre um arquivo, processa linha por linha, e fecha. Sem class, main(), try, catch e meia dúzia de “imports”. Web e Perl nasceram juntas, programar em Java na web é mais ou menos como estudar fisica quântica pro vestibular. Não que java seja tão complexa quanto a fisica quântica, mas porque é um exagero de complexidade para nosso tempo cada vez mais raro.

Enfim, aproveitando que a Sun não quer que seu Linux 64 bits tenha o Java 6, tire um tempinho para aprender Perl. Verá que seu dia vai render mais e seus programas vão rodar em 32 e 64 bits do mesmo jeito sem ter que implorar à Sun para lhe fornecer uma máquina virtual.

• • •
 

Gerenciador Financeiro BB: Como evitar ter que cadastrar o computador 2 vezes

Filed under: Blah, hmmm, etc — jfonseca @ 5:00 am

Se você, por acaso, tiver que formatar a máquina de sua empresa que é registrada pra uso do Gerenciador Financeiro do BB, talvez ache esta dica útil.

Se não modificar fisicamente o computador, então isso não configura nada errado perante o Banco do Brasil, visto que é o mesmo computador e portanto o mesmo “cadastro de computador”.

É muito simples.
1) Grave a pasta c:\BancoBrasil inteira num pendrive ou qualquer meio externo
2) Formate seu PC, reinstale o Windows
3) Baixe e instale a última VM Java visitando clicando neste link
4) Copie a pasta BancoBrasil de volta do pendrive para o C:
5) Abra o Explorer (o de arquivos, não o Internet Explorer) e clique em C:\, depois em BancoBrasil, depois em officePLUGIN e em seguida em index.html
6) Se tudo tiver instalado certo, seu navegador abrirá o Gerenciador Financeiro (Coloque-o nos favoritos pra não ter que repetir.)

Também funciona com o navegador Firefox. Parece óbvio que funcionaria, mas algumas versões atrás do GF ele dava um problema de segurança com o Mozilla / Firefox.

• • •
 

Capitalismo Tabajara

Filed under: Blah, hmmm, etc — jfonseca @ 2:37 am

Acabei de receber uma fatura da Telefonica que vale a pena divulgar.

Valor: R$ 0,62

A primeira pergunta que todo mundo se faz é “será que vale a pena me enviar uma besteira dessas? Por que não embutem no valor da fatura principal?”

Envelope: R$ 0,20
Correios: R$ 0,10
Impressão: R$ 0,13 (preço aproximado de uma página impressa na LaserJet 3500N)
Processamento: R$ 0,01
————————-
Total Custos: R$ 0,44

“Lucro” da Telefônica: R$ 0,18

No fim da fatura diz : “O atraso do pagamento acarreta em multa de 2% e juros de 1% a.m.”

Senão, vejamos:

2% de 0,62 = 0,012 = 0,01
1% de 0,62 = 0,005 = 0,01

Então, salvo engano, mês que vem a Telefônica ou vai me botar no Serasa por R$ 0,62 ou vai me enviar outra fatura no valor de R$ 0,64.

Essa eu (não) pago pra ver!

PS >> É impossível pagá-la! No fim, onde viria o código de barras, diz “esta fatura não atingiu o mínimo de R$ 10,00″….só de curiosidade fiz a conta e vão demorar 23 anos e 4 meses pra chegar a R$ 10,00 - será que vão me botar no Serasa até lá?

• • •
 

20 de February, 2008

Mais algumas especulacões sobre o roubo dos materiais da Petrobras

Filed under: Blah, hmmm, etc — jfonseca @ 5:14 pm

Em outro post afirmei que os dados da Petrobras deveriam estar criptografados para transitar por aí. Se fossem tão importantes assim tinham que estar codificados e protegidos, não é verdade?

Enfim, esta noite teve uma reportagem do Jornal Nacional(clique para ler trecho no Globo online) que me fez pensar nesse roubo mais um pouco…. Não sei por que, mas tenho a nítida sensacão de estar sendo enganado…não sei por quem, mas essa história está muito mal contada.

Veja algumas coisas que me deixaram desconfiado:

1) o Lula e vários ministros se apressaram em dizer diversas coisas, entre elas de que “é espionagem”, “é um caso sério”, “pode ser um grupo estrangeiro”, etc…..todos nós conhecemos os políticos. Quando dizem que não são candidatos, é porque já estão em campanha. Quando dizem que algo é seríssimo, gravíssimo, preocupante, é porque querem tirar nossa atencão de alguma outra coisa…porque coisas seríssimas eles nem falam pra imprensa….

2) se quem roubou esse material fosse tão sofisticado assim, não saberiam abrir e fechar um cadeado sem ter que destruí-lo e colocar outro no lugar?

3) ainda sob a premissa de que foi espionagem de alto nível, eles não teriam um clone desse cadeado com mesmo segredo? Foi assim avacalhado mesmo?

4) se esses dados transitavam assim, sem criptografia, em hardware comúm de uso doméstico (conforme descrito pela imprensa), um espião realmente sofisticado já não teria copiado tudo lá dentro da empresa mesmo? Precisaria arrombar um conteiner?

Por fim, a reportagem do Jornal Nacional fez uma afirmacão que me deixou pensando:

Ele relatou o roubo de quatro laptops, dois discos rígidos, quatro pentes de memória que armazenam informações e mais um outro computador e dois equipamentos que não interessariam num caso de espionagem industrial: uma impressora e um gravador de DVD.

Este trecho “quatro pentes de memória que armazenam informações” chega a ser triste…. Claro que armazenam informacões, já viu pentes de memória armazenarem cerveja? Comida? Detalhe ein: memória estática dessas comúns não armazenam coisa nenhuma sem voltagem. Então eram dessas tipo flash, como pen drives, etc??? Só pode ser algo do tipo… Partindo desse pressuposto, eles estavam guardando segredos de estado em pen drives???

Ainda sobre esse trecho da reportagem, e não me leve a mal, mas se a espionagem foi de tão alto nível assim como eles dizem, podemos afirmar quase com certeza que nessa impressora podem haver rastros importantes de coisas que nela foram impressas. Se for daquelas matriciais a fita tem praticamente tudo que foi impresso de muitas páginas pra trás. Se for laser algumas delas tem memória e podem ter resquícios em outras partes as quais eu não entendo bem pra poder afirmar(toner, fuser, etc…).

Enfim, isto é só especulacão, pra abrir a mente aí de quem cobre esse tipo de matéria porque o jornalista já afirmou que isso não interessa e pronto…e acho que não é bem assim.

E se os DVD’s roubados tivessem sido protegidos com qualquer tipo de tecnologia, o gravador de DVD é essencial pra ajudar na recuperacão dos dados roubados.

Enfim, sabem o que acho? Que foi um baita dum roubo Tabajara. E se foi espionagem, então está com todos os indícios de que foi uma lambança completa feita por algum grupo pequeno.

Ou vocês pensam que esses James Bond e ex-espiões mercenários não sabiam abrir cadeados sem quebrar? E vocês acham que eles não levariam um notebook e clonariam tudo lá na hora? Para que roubar um notebook e deixar tão na cara?

Êta historinha mal inventada ein….. Eu acho que os acionistas da Petrobras tem é que decifrar o que eles estão tentando esconder…. Fizeram tanto alarde com esse episódio que pode ter algo muito mais sério aí sendo encoberto… Já pensaram se esse notebook aparece e revela que não tem campo de gás coisa nenhuma?!

• • •
 

19 de February, 2008

Flash CS3 e o ActionScript 3 são elefantes numa sala de 10m quadrados

Filed under: Blah, hmmm, etc — jfonseca @ 11:55 am

“Perfeição não é quando você não tem mais o que acrescentar a uma obra, e sim quando não há mais nada a retirar dela.”
- Antoine de Saint Exupery

O autor do Pequeno Príncipe cunhou essa frase que acredito que reflete o espírito da boa engenharia. Uma obra está terminada quando você não tem mais nada a retirar dela para que ela cumpra sua função. Tem-se assim simplicidade que funciona.

Eu não quero começar uma “guerra entre linguagens”. Sei que cada um domina suas linguagens prediletas e que todas elas tem suas vantagens. E antes que me critiquem: sou fã do Flash (como espectador), apesar de não ser designer e não conseguir produzir mais que brincadeiras nessa tecnología.

Vou direto ao ponto, cá entre nós : por que a Adobe foi enfiar uma linguagem tão pesada dentro do Flash CS3?

O Macromedia Flash começou como uma alternativa mais leve ao Shockwave. Quem trabalhou com Shockwave nos anos ‘90 lembra que tinha que criar os “filmes” no Director e depois passar por um programa chamado “Afterburner”(ou algo assim) para depois produzir o filme Shockwave. Dava pane direto, tinha que salvar o trabalho o tempo todo. Enfim, tudo era assim no Windows nos anos 90…

E aí chegou o Flash! Que alivio….o Flash resolveu 99% das necessidades de todo mundo no que dizia respeito a interatividade nas páginas. Nasceram sites como JoeCartoon.com que rapidamente divulgaram o poder do Flash como plataforma de publicação multimídia. E o sucesso imediato do Flash tinha uma motivo: uma interface e uma mini-linguagem que todo mundo poderia dominar.

Então vieram os Flash 3, 4, 5, MX e assim por diante até chegarmos no Flash CS3. E, junto com as melhorias na interface e na otimização dos recursos multimídia dos PC’s modernos, veio o peso, a lentidão e o excesso de funções. Já ouviu essa história antes?

O Flash CS3 é um verdadeiro elefante sentado no sofá. Não dá pra conversar com ele porque sinceramente ninguém vai ter tempo para decorar uma outra versão de Java(é Java, mas fala diferente) que embutiram dentro dele. ActionScript 3 é uma imitação completa do Java, ou imitação da imitação do Java(pensou C# ??).

Para que foram embutir uma linguagem completa, totalmente orientada a objetos e com 2000 bibliotecas dentro do Flash??? Daquí a pouco vão transformar o ActionScript em linguagem autônoma, fora do Flash…já está, inclusive, caminhando para isso. É aí que está o erro. Por que todas as linguagens que nascem pra resolver UM problema acabam se tornando num novo dialeto de algo que já existe há 40 anos? O Java trouxe inovações no início dos anos 1990. Essas linguagens que estão por aí que rodam em bytecode, o C# da Microsoft por exemplo, nada mais são que engenharia reversa do Java e das idéias por trás dessa plataforma. Não me leve a mal, é a mais pura verdade.

O Flash era tão bom porque ele fazia o que tinha que fazer e ponto final. O ActionScript era o que tinha que ser : uma mini-linguagem para dar vida ao filme Flash. E fazía tudo direitinho.

Agora, com esse trambolho que a Adobe criou, estou aquí lendo 200 classes, API’s, delegação de eventos, import pra cá e import pra lá e, enfim, basicamente me sinto como nos velhos dias aprendendo Java 1.0 todo de novo.

Pra que a Adobe foi enfiar uma linguagem tão grande e tão pesada no Flash? Já temos Java e C# se quiséssemos isso. Acho que foi um tiro no pé e sinceramente eu só queria fazer um filme que, quando clicado, me levava a um endereço X. E aquí estou lendo 200 páginas de enrolação da Adobe….

Áh! Bem, se você precisa que um filme Flash te leve a um URL específico quando clicado em qualquer parte, esta é uma solução que encontrei:


import flash.net.URLRequest;
import flash.net.navigateToURL;

function gotoURL(url:String):void {
var rURL:URLRequest = new URLRequest(url);
navigateToURL(rURL, ‘_blank’);
}

function onClick(event:MouseEvent):void {
gotoURL(”http://zefonseca.com”);
}

root.addEventListener(MouseEvent.CLICK, onClick);

Compara com o ActionScript que eu sabia há anos atrás (era algo assim, pode ter erros…):


on (click) {
getURL(”http://zefonseca.com”);
}

• • •
 

18 de February, 2008

“Virus do Google”: Leitores do Globo reclamam do erro grosseiro da redacão

Filed under: Blah, hmmm, etc — jfonseca @ 10:23 am

Clicando neste link você acessa a matéria do Globo sobre o suposto problema do vírus. Eu não havía visto os comentários ainda, mas realmente o povo está revoltado com o erro da Globo.

Um leitor diz “não adianta mudar o texto, está postado”. Bem, nós também capturamos aquí algumas telas. Até a Globo mandar eu tirar está aí pra vocês verem!

• • •
 

Virus engana redacão da Globo. Matéria errada vai parar na capa

Filed under: Blah, hmmm, etc — jfonseca @ 8:20 am

Muitos programas maliciosos, “trojans”, virus e coisas do tipo modificam o nome do seu navegador de internet. Então em vez de se apresentar só como “Internet Explorer” ele transforma o nome em “Internet Explorer turbinado por VIRUS JOHN”.

 

google_sob_ataque_home_c.png

Quando você acessa o Google com um desses navegadores infectados, ele mostra um CAPTCHA (aquelas letrinhas que tem que digitar pra vc provar “que é humano” e não robô) e impede pesquisas repetitivas vindas de seu endereco de rede. É para se proteger de um eventual ataque DDoS, onde por exemplo um vírus poderia se espalhar em milhares de computadores e todos pesquisarem no google automaticamente e repetitivamente, derrubando a rede(é, eles tem que pensar em tudo mesmo….).

Bem…..tendo explicado tudo isso, olhem só o que acho que aconteceu no Globo de hoje…. Entrei e ví a chamada “Google sob ataque de virus, servidores restringem acesso!!!” E pensei vixe Maria, como é que não vi isso…estive usando o google a manhã toda e não percebí!!! Então entrei no Digg.com e pensei “deve ser a matéria mais votada da hora” …. Não tinha nada no Digg. Nem no Propeller. Nem no próprio news.google.com.br….. Comecei a desconfiar que o Globo é que tivesse pegado um virus….

E, claro, tanto o Google.com quanto o com.br estavam normaizinhos…..

Imaginei-me na situacão do jornalista. O computador lá da redacão foi infectado com algum virus. O Google recebeu pedidos em série desses computadores, detectou e já marcou o IP do Globo como infectado…o jornalista viu a pagina do Google com CAPTCHA e não percebeu que o texto que ele próprio colou na reportagem diz que VOCE ESTA INFECTADO e não o Google.

Acontece que nessas redacões todo mundo sai pra internet por um mesmo IP, então o jornalista deve ter chamado outros e verificaram e viram a mesma coisa….então, voilà, pareceu um tremendo furo de reportagem! O Google está fora do ar!!!

E a nota foi parar na página principal do Globo….. e não dá pra dar crédito, porque ninguém assinou a matéria…. A chamada diz “Google sofre ataque e restringe acesso a pesquisas”

E a matéria diz :

RIO - Quem tenta realizar buscas no Google (tanto no “.com” quanto no “.com.br”) nesta segunda-feira está recebendo uma mensagem avisando que os servidores da empresa estão sendo atacados. Para realizar sua pesquisa, o internauta é obrigado a digitar um código de autentocação para, aí sim, ser encaminhado à página de respostas.

É o CAPTCHA meu chapa…alguém ai na redacão está infectado e jogou o IP geral de vocês na lista negra temporária do Google…. Não tem virus nenhum atacando o Google, ele está é se protegendo do virus que vocês pegaram aí nos computadores da redacão!

 

Matéria do início da tarde:
google_sob_ataque_c.png

 

Foi parar até no Google News! So que só tem a matéria do Globo lá…..
Globo com virus

 

Atualizacão 15:50 - “Google pode estar sob ameaca”

google_pode_estar_sob_ataque_home_c.png

O texto da matéria também foi modificado….o melhor que eles fazem é contactar o Google diretamente e tirar isso a limpo. Confiram como está o lead da matéria neste momento:

RIO - Alguns usuários que tentam realizar buscas no Google (tanto no “.com” quanto no “.com.br”) nesta segunda-feira estão recebendo uma mensagem diferente no lugar da resposta para a busca solicitada. Um alerta publicado pelo portal avisa que os servidores da empresa podem estar sendo atacados.

Atualizacão 17:15 - Pior que errar é insistir no erro.

Alguém tem que avisar pro pessoal da Globo que a tela que eles encontraram é normal, ela acontece quando uma faixa de IP’s tenta abusar do servico do Google. Foi só isso que aconteceu, não tem nenhum vírus no Google. Pior que errar a primeira vez e fazer alarde onde nao tinha notícia é persistir no erro e continuar publicando notas cada vez mais evasivas. Foi só uma faixa de IP’s que foi atingida, foi um erro e todo mundo erra na Internet. Mas o erro feio mesmo é continuar insistindo em que houve um problema sério…não houve nada.
google_pode_talvez_estar_sob_ataque_c.png

• • •
 

17 de February, 2008

A Petrobras não criptografou os arquivos sigilosos no notebook e HD’s desaparecidos?

Filed under: Blah, hmmm, etc — jfonseca @ 11:40 am

Deveria ser o primeiro questionamento: com tantos programas de criptografia grátis(e praticamente inquebráveis em tempo hábil) que tem por aí, a Petrobras não criptografou seus dados sigilosos antes do transporte?

Não tem uma só empresa séria no mundo que não utilize extensivamente a criptografia durante o transporte de dados sigilosos. E dados realmente sigilosos não são transportados em conteiners, eles vão algemados ao braço do presidente da empresa.

Alguns erros da Petrobras:
1) Permitiu que uma empresa com conflito de interesse(Halliburton) transportasse os dados
2) Permitiu que os dados fossem transportados desacompanhados
2) Não criptografou os arquivos nem os discos
3) Permitiu que fossem gravados dados sensíveis em unidades móveis(notebooks, palm, discos rígidos desmontados)

A Petrobras facilitou, e muito, a vida dos piratas - tanto que chega a ser suspeito. E mesmo que eles peguem os ladrões, o roubo de dados é diferente do roubo de bens materiais porque a informação é que é valiosa e não os equipamentos. A esta hora quem roubou os dados já tirou cópias.

Alguns links de programas de criptografia:

Gnu Privacy Guard - Programa de criptografia forte inteiramente grátis e de simples uso. Tem versões para Linux e Windows, além de outras plataformas. Sistema baseado no PGP.

PGP - Versão original do sistema PGP que gerou até processos nos EUA durante a Guerra Fria pelo poder de seu sistema criptográfico. Os EUA temiam que a tecnologia fosse usada pela União Soviética. Hoje em dia o PGP não é mais grátis.

• • •
 

12 de February, 2008

h4×0rz Campus Party w1-f1Campus Party matthew broderick Campus Party 27b-6 brazil

Filed under: Blah, hmmm, etc — jfonseca @ 2:38 pm

Calma, não hackearem meu blog.

É que da reportagem do Estadão hoje surgiu isto aquí. Olha só essa reportagem, colei porque senão iam dizer que estou inventando:

http://blog.estadao.com.br/blog/cparty2008/

O “jeitinho” sairá pelas mãos do hacker Vinicius K-Max, de 26 anos, que já roubou comunidades do Orkut. “Instalamos um servidor Wi-Fi, que é móvel. Se ocorrer o risco de alguém descobrir onde ele está, mudamos de lugar”, conta. “É uma forma de protestar contra a proibição do jogo no Brasil e contra a própria organização, que não peitou a decisão judicial.”

Gabinetes assustadores
Nas imagens da globo haviam gabinetes assustadores em formato de castelo de grayskull que abriam a boca e de lá surgia um terrível CD-ROM de 700 Mega BYTES!!!!!

Imprensa Ilimitada
A real pergunta que me vem em mente, a parte mais importante de todo esse evento, o mais impressionantemente espantoso é: como é que eles conseguiram tanto tempo na imprensa pra essa tal de Campus Party???

Esse evento apareceu no jornal nacional, no Estadão, no Globo, no UOL e por aí vai….e ainda ganhou um blog só pra ele no Estadão!!! E eu ainda estou falando deles aquí!!! Eles são um verdadeiro magneto de atencão….

Hackers no Planeta Terra (Hackers on Planet Earth pra quem não sabe Alemão)
A maior reunião de hackers do mundo, a HOPE, em geral mal consegue aparecer na imprensa, exceto nas páginas policiais….

Aliás, aparece bastante na CNN quando o Servico Secreto (chamado pelos hackers americanos de “SS” estilo a polícia gente fina do Hitler) entra chutando a porta, gritando “GET THE FUCK DOWN YOU FUCKING PUNKS” e já saem prendendo todo mundo em algum hotel em Las Vegas. E lá ainda tem casinos, dinheiro, promiscuidade e….muito cigarro por toda parte.

Sem falar nos arapongas da NSA vestidos de Matrix e vestindo meias-calcinhas cor-de-rosa por baixo do sobretudo para parecerem naturais. E os agentes do FBI te olhando com boné, uniforme, farda, estrela metálica no peito, metralhadora e uniforme Village People, todos podendo te prender a qualquer momento…

Nas reuniões de hackers lá dos EUA você anda nos corredores (estou inventando, por que eu nunca fúi) e se preocupa o tempo todo pensando “bicho, esta reunião de hackers pode virar um filme do Chuck Norris a qualquer momento…”

Os crackers de lá assaltavam o Pentágono em linhas de 1200 baud às cegas(blind IP spoofing passivo com duplo mortal carpado), sem ver o resultado do que digitavam, recebiam blocos compactados desviados via um VAX hackeado em Tel Aviv passando por 2 ou 3 cipherpunks na Finlândia para despistar a CIA. E depois de receber a preciosa mercadoria num Comodore 64 a gravavam em fitas cassete BASF Chrome II e vendiam o código fonte roubado de projetos ultra-secretos dos EUA pra policia mais secreta do mundo, a Stasi da Alemanha Oriental Comunista. Em casa não gravavam nada em disco, era tudo na memória para quando a policia entrar só puxarem o fio da tomada e puft!!! Nenhuma evidência….

Os hackers da minha infância eram condenados a 1200 anos e 5 penas de prisão perpétuas consecutivas. Mesmo assim conseguiam fugir do 25o subsolo da prisão Supermax no Colorado onde estão os primos do Bin Laden e o Unabomber. Os anos 80 foram a época dos Chuck Norris do computador.

E mesmo assim mal conseguiam aparecer na imprensa. Exceto algemados, e mesmo assim as mãos presas apareciam mais que o rosto….

Os hackers dos anos 1980 eram acusados(injustamente) de tentar quebrar as chaves assimétricas de mísseis nucleares para não precisar de 2 operadores em salas separadas para dispará-los. Mantiveram o Kevin Mitnick preso sem julgamento durante uma década(lembram do movimento 2600 Free Kevin?) e várias vezes o jogaram na cela solitária com a acusacão de que ele assobiava DTMF certinho no telefone da prisão e controlava remotamente um autômato da Digital que depois de ser assobiado por ele continuava hackeando sozinho o NORAD(North American Air Defense) podendo iniciar uma guerra com a União Soviética. (Pensa que estou brincando? O Governo dos EUA acusou ele disso tudo e um pouco mais….só pra mantê-lo preso sem julgamento.)

Enfim, voltando à Terra….e lendas urbanas à parte….

Roubar comunidade orkut? Jogar videogame “proibido” num “wi-fi móvel”? Wi-fi móvel é pleonasmo porra! Já entendí!!! Vão montar uma rede ad-hoc daquelas que vem pré-configuradas nos modem D-Link 524G made in paraguay que meu amigo Urubú Doido(nome modificado para preservar o urubú) vende a precos módicos na rua da informática na 406 Norte de Brasília e todos jogarão correndo de um lado pra outro com o notebook amarrado nas costas pra polícia não saber quem é o wi-fi da vez!!!

Resumo: como eles conseguem tanta imprensa grátis?

• • •
 
Next Page »