Naftalina

Curso de Microcomputadores rioGrafica, 1985

Dando início à nossa seção “naftalina”, encontramos um registro histórico no contexto dos microcomputadores no Brasil em 1985. O curso de microcomputadores da rio Gráfica era vendido em fascículos nas bancas. Por meio do texto é possível ter uma idéia do contexto tecnológico da época.

Fora da informática, seria o ano da primeira vitória do Ayrton Senna na F1, no dia 21 de Abril. A vitória do piloto foi ofuscada pela morte do presidente Tancredo Neves, no mesmo dia. O Piquet ainda era bicampeão, o Reagan começava seu segundo mandato nos EUA, Irã e Iraque estavam em guerra e no Brasil começávamos o demorado processo de transição para a democracia. Importações livres para o Brasil em 1985? Nem pensar! Apenas amigos dos conhecidos do primo do rei tinham IBM PC’s em casa. Enquanto isso pegava fogo o cenário MSX.

A Lei da Informática ainda garantia reserva de mercado, e muitos anúncios da época refletem esse fato (como veremos em postagens futuras, anúncios de informática quase sempre incluíam alguma menção à “porcentagem de material nacional” utilizado na construção dos computadores).

O conteúdo do curso rioGrafica é de excelente qualidade, e serve como referência para quem deseja entender melhor como era o mundo dos computadores há mais de 3 décadas atrás.

Interessante notar que muitas coisas mudaram apenas quantitativamente. Temos mais memória, mais clock e discos rígidos centenas de vezes maiores. Porém os fundamentos continuam os mesmos, apesar da inundação de termos mercadológicos da atualidade, como “a nuvem” (mainframes?) e “web apps” (terminais leves). Para milhares de desenvolvedores, a linguagem LISP nunca saiu de moda (e hoje tem até uma versão na JVM), e o bom e velho BASIC foi levado adiante pela Microsoft na maioria de seus produtos, para citar apenas duas linguagens elencadas no curso.

Apenas alguns anos depois da publicação desse curso, Linus Torvalds revelaria ao mundo o código fonte do primeiro kernel do Linux. Enquanto por aqui apenas começava a liberação de importações, na Finlândia um jovem estudante revolucionaria o mundo usando um PC 80386 e os manuais de programação da Intel. Bons tempos!

Baixe aqui o texto completo do curso rioGráfica

 

Imagem em destaque: Wikipedia

Standard