Programação, Scala

Coursera: Curso Reactive Programming

Quem teve a oportunidade de fazer o curso de programação funcional com o prof. Martin Odersky, certamente vai gostar desta notícia: a EPFL de Lausanne anunciou o curso “Programação Reativa” com Dr. Odersky, Erik Meijer e Roland Kuhn, três expoentes da programação em linguagem Scala. O curso será ministrado na plataforma Coursera, assim como Funcional Programming.

Reactive Programming é uma abordagem à programação paralela, onde atores e agentes trabalham com tranmissão de mensagens e reagem a elas de acordo com a lógica inserida pelo programador. É uma abordagem muito usada em Erlang, por meio do sistema de atores que esta plataforma popularizou e que foi incorporado à linguagem Scala com o framework Akka. Sistemas distribuidos que usam o paradigma de atores simplificam a programação multi tarefa, e costumam ser mais fáceis de analisar e compreender por parte de programadores. É extremamente simples criar uma aplicação distribuida usando Akka, sem ter que envolver-se com a complexidade da programação multi-threaded, problemas de sincronização, travamentos e condições de concorrência e assim por diante.

Quem não fez o curso de programação funcional, há uma turma iniciando em Setembro de 2013https://www.coursera.org/course/progfun. O curso é divertido e demonstra a elegância da linguagem Scala e todo seu potencial. É um requisito importante para o curso de programação reativa.

Confira: Reactive Programming @ Coursera

Standard