Privacidade

Smart TV’s filmam quem está assistindo e fazem reconhecimento facial

Algumas Smart TV’s não só gravam tudo que é dito ao seu redor e enviam a gravação para terceiros pela Internet, como também fotografam o telespectador e envia a informação para um servidor que busca fazer reconhecimento facial.

Ano passado, a BBC de Londres realizou um estudo onde filmava as reações de pessoas a determinados tipos de anúncios. O experimento foi realizado com o consentimento das pessoas e em ambiente controlado, onde o software CrowdEmotion buscava identificar nos rostos algum tipo de emoção como alegria, medo, susto e assim por diante.

No entanto, marketeiros deduziram que,e se em ambiente controlado já foi possível obter um valioso feedback, então em ambiente doméstico o resultado seria muito mais natural e os resultados muito mais precisos. Eis que algumas Smart TV’s possuem câmeras embarcadas para permitir teleconferências e, assim como os smartphones, tem conexão com a Internet.

Entre as empresas que pretendem usar o sistema de reconhecimento facial remoto para identificar quem está assistindo uma Smart TV encontram-se a TVision e a Nielsen.

Desde que essas empresas obtenham a permissão de cada telespectador para filmá-lo no conforto de seus aposentos, não vemos nada errado nesse tipo de pesquisa. Veja bem, desde que essas empresas obtenham a permissão de cada telespectador para filmá-lo remotamente.

Standard